domingo, 7 de junho de 2015

IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR

            Discutir como acontece a aprendizagem nas escolas é fundamental iniciar uma investigação de como os professores segue com suas aulas.
            É comum encontrarmos professores com metodologias arcaicas, com aulas instrucionistas e não construtivistas e/ou produtivas.
            A atuação do professor deve-se apoiar em pesquisas, em produções ricas, com fundamento para o seu trabalho, para a turma na qual atua, atendendo as reais necessidades de seus alunos.
            O professor pesquisador provoca saberes e aprende com seu público.
            Durante muito tempo ouve-se a desvalorização do professor. É evidente a necessidade de bons salários, de boas condições de trabalho e, acima de tudo, permitir ao professor a sua liberdade em buscar, não se prendendo a um sistema, como o caso das apostilas.
            Atualmente, falamos em desenvolver alunos autônomos, mas esta autonomia deve, em primeiro lugar, estar inserida na atuação do professor. Ele precisa de espaço, liberdade para criar, inventar e (re)inventar.
            O investimento no Ensino Superior no Brasil tem um perfil quantitativo, comercial. Há uma gama de oferta tanto na graduação como na pós-graduação.
            Desta forma, a qualidade propriamente dita deste profissional acaba se perdendo, pois prevalece a quantidade de cursos e pouco se aproveita no âmbito escolar, com seus alunos.
            Outra realidade que vivemos é a questão das tecnologias. Onde professores ainda têm resistência quanto a esta real necessidade. Os alunos também acabam por estarem fora desta realidade, apesar do domínio que o aluno tem com as tecnologias fora da sala de aula.
            Os sistemas educacionais requerem uma fomentação adequada para o ensino de qualidade.
            Em suma, o professor pesquisador deve participar de congressos, conferências, discussões e valorizar as tecnologias como ferramentas essenciais para seu trabalho.
            Vale ressaltar que o Brasil (ainda) não é um país que valoriza quem estuda, como nos países de primeiro mundo. São evidenciados aqueles que apresentam beleza, irreverência, dribles, etc.
            O importante para aqueles, assim como nós, que querem ensinar, é estudar bem, se preparar bem, para que nossas crianças também estudem bem e se preparem bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário