Discutir como acontece a aprendizagem nas escolas é
fundamental iniciar uma investigação de como os professores segue com suas
aulas.
É comum encontrarmos professores com metodologias
arcaicas, com aulas instrucionistas e não construtivistas e/ou produtivas.
A atuação do professor deve-se apoiar em pesquisas, em
produções ricas, com fundamento para o seu trabalho, para a turma na qual atua,
atendendo as reais necessidades de seus alunos.
O professor pesquisador provoca saberes e aprende com seu
público.
Durante muito tempo ouve-se a desvalorização do
professor. É evidente a necessidade de bons salários, de boas condições de
trabalho e, acima de tudo, permitir ao professor a sua liberdade em buscar, não
se prendendo a um sistema, como o caso das apostilas.
Atualmente, falamos em desenvolver alunos autônomos, mas
esta autonomia deve, em primeiro lugar, estar inserida na atuação do professor.
Ele precisa de espaço, liberdade para criar, inventar e (re)inventar.
O investimento no Ensino Superior no Brasil tem um perfil
quantitativo, comercial. Há uma gama de oferta tanto na graduação como na
pós-graduação.
Desta forma, a qualidade propriamente dita deste
profissional acaba se perdendo, pois prevalece a quantidade de cursos e pouco
se aproveita no âmbito escolar, com seus alunos.
Outra realidade que vivemos é a questão das tecnologias.
Onde professores ainda têm resistência quanto a esta real necessidade. Os
alunos também acabam por estarem fora desta realidade, apesar do domínio que o
aluno tem com as tecnologias fora da sala de aula.
Os sistemas educacionais requerem uma fomentação adequada
para o ensino de qualidade.
Em suma, o professor pesquisador deve participar de
congressos, conferências, discussões e valorizar as tecnologias como
ferramentas essenciais para seu trabalho.
Vale ressaltar que o Brasil (ainda) não é um país que
valoriza quem estuda, como nos países de primeiro mundo. São evidenciados
aqueles que apresentam beleza, irreverência, dribles, etc.
O importante para aqueles, assim como nós, que querem
ensinar, é estudar bem, se preparar bem, para que nossas crianças também
estudem bem e se preparem bem.
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